Pages

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Escada do Sucesso no Processo de Conquista das Gerações de Doze

Texto Chave: Atos 11:19-26


A Escada do Sucesso representa a própria síntese que orienta cada um dos passos da visão. O processo é simples e claramente é exemplificado na Bíblia. Usaremos o texto de Atos 11:19-26 para explicarmos os passos na subida da Escada do Sucesso. Neste texto podemos observar o processo se desenvolvendo e a efetiva atuação de Deus em estabelecer seus propósitos na vida da igreja.

A Escada do Sucesso e a Visão Celular no Modelo dos Doze não são novidades ou modismos, mas o modo de Deus agir através de sua igreja desde o início, somente os nomes são novos e adaptados aos dias de hoje.

1. Ganhar
  • A ordem de Jesus tinha sido muito clara, mas não estava sendo cumprida, em Atos 1:8 falava do mundo todo, mas eles só viam Jerusalém.
  • Mesmo impulsionados pela perseguição a sair pelo mundo continuavam pregando somente aos judeus.
  • V.19 “Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
  • Deus teve que usar os estrangeiros que estavam entre eles.
  • v. 20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus.”
  • Os discípulos já estavam cheios do Espírito. O que os impedia de obedecer? Seria as tradições, o comodismo, seria um espírito de engano, ou o quê? (Rm 10:13-14)
  • Estratégia para ganhar vidas(I Co 9:16 e 19-23).

- Oração por três pessoas em vista de evangelizar;
- Fazer um contato amistoso para evangelizar;
- Convidar para as reuniões das células, aos cultos de celebração e de colheita. Etc
- É meu dever buscar em Deus a melhor estratégia para ganhar vidas...
2. Consolidar
  • Este é ponto que infelizmente tem sido muito negligenciado e por isso não retemos o fruto. A CONSOLIDAÇÃO É O PROCESSO DE CUIDAR, DE DISPENSAR ATENÇÃO AOS NOVOS CRENTES ATÉ QUANDO ELES TENHAM CONDIÇÕES DE CAMINHAR FIRMES NOS PRINCÍPIOS DA PALAVRA QUE TEM APRENDIDO.
  • Muitas vezes nos damos por satisfeitos quando enviarmos alguem para o encontro com Deus. Mas é aí que começa a grande batalha pela vida deste novo decidido... (I Pe 5:8)
  • Não podemos nos descuidar dos novos frutos. Temos muitas atividades que são infrutíferas, temos que investir em vidas, nos organizar para cuidar e consolidar aqueles que o Pai nos confiou, para que sejam confirmados na fé e nossa célula cresça e se multiplique (Jo15:16).
  • Novos na fé estão sofrendo guerras e por falta de um melhor acompanhamento (consolidação). Os primeiros passos da vida cristã caem sem ter quem os ajude a levantar. Podemos comparar os novos convertidos a recém nascidos que se forem bem cuidados e alimentados crescerão e serão adultos fortes.
  • Barnabé parece ter sido enviado para verificar o andamento da igreja, mas ao ver a graça de Deus, seu coração bom, cheio de fé e do Espírito, logo se dedicou à consolidação daqueles novos.
  • At 11:23 “Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. 24 Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor...
  • Por todo o restante da Bíblia a estratégia da consolidação permanece clara no esforço de Paulo e seus companheiros de confirmar a fé dos novos crentes, isto se dava através de: oração, ensino, exemplo, cartas e contato pessoal (relacionamento).
3. Discipular
  • O treinamento é o passo seguinte na Escada do Sucesso, não basta confirmar a decisão de seguir a Jesus. Temos um ministério a desenvolver e precisamos ser treinados e preparados para isto.
  • Barnabé não faz o trabalho sozinho, sua primeira atitude foi chamar Paulo (v25), pois já o conhecia e o acompanhara em sua conversão e agora via a oportunidade de investir em seu ministério. Grande parte do que Paulo foi deve-se à consolidação e discipulado feito por Barnabé.
  • A escola de lideres é o discipulado é a ferramenta para formação e multiplicação do potencial que Deus confiou a cada um de nós.
  • É na escola de lideres e também no discipulado onde acontece a formação do caráter e o desenvolvimento da liderança, onde se forma as gerações dos 12, é importante lembrar que a ordem de Jesus é que façamos discípulos (Mt28:19-20).
  • Precisamos dar mais ênfase à Escola de Lideres e ao discipulado para formamos os nossos 12... lembre-se do nosso alvo e meta..
  • Não por acaso foi em Antioquia os discípulos foram chamados de cristãos.
  • Escola de Líderes tem como objetivo trabalhar a visão da igreja, e também levar o discípulo a ser um líder de 12, 144, 1728...
4. Enviar
  • O objetivo do discipulado e treinamento não se resume ao indivíduo, mas visa prepará-lo para ser enviado a outros, isto é abrir novas células. Nossa visão é levar cada pessoa ganha ao quarto degrau da escada do sucesso. Sem o envio o processo se torna estéril, deixando de existir a multiplicação.
  • Depois de consolidado o trabalho em Antioquia, Paulo e Barnabé são enviados a outros desafios.
  • Os discípulos de Antioquia permaneceram em sua cidade, repetindo o processo de evangelizar, consolidar, treinar e enviar.
  • Enviar não significa apenas ir para outro local, mesmo em Antioquia alguns ficaram e outros saíram. Significa que este discípulo esta maduro na fé, e pronto para ser enviado como: líder de célula, líder de M12, líder de Ministério, Pastor e Missionário.
A escada de sucesso ajuda na visualização do crescimento de cada discípulo. O Senhor Jesus nos chamou para frutificar, cuidado para não estacionar, avance, conquiste, cresça para gloria de Deus.

Nenhum comentário: